Templodeapolo.net
#VazaJato
Matérias
19 cadastradas
3/10/2019 3:44:40 PM
Pedristas X Miguelistas, a guerra civil portuguesa

D. Pedro e D. Miguel são, em Portugal e no Brasil, o exemplo perfeito dos irmãos desavindos. Campeões de causas irreconciliáveis, os filhos de D.João VI combateram-se na guerra civil que ensanguentou Portugal de 1832 a 1834. Ainda hoje se mantêm as sequelas de tão funda divisão.

História - Portugal
3/8/2019 7:18:25 PM
As razões de Judas

Judas é, desde sempre, a encarnação do traidor, aquele que entregou seu mestre por uns trocados. Pela primeira vez, um advogado procura restabelecer a verdade no processo, dissecando as causas, pesando os argumentos da acusação, o que deve ser esclarecido sobre o apóstolo maldito.

História - Civilização Hebráica
1/4/2019 12:40:11 PM
Napoleão, o senhor da guerra

Durante a revolução, Napoleão Bonaparte é um oficial como os outros. Ou quase. Por seu gênio militar, será reconhecido e condecorado no exterior, o grande triunfo para se impor perante os franceses.

História - França
12/29/2018 3:25:24 PM
Napoleão, o construtor de uma nova Europa

Fronteiras redesenhadas, soberanias aviltadas, divisões territoriais arbitrárias: Napoleão subverte afisionomia da Europa à sua maneira. Mas, desprezando o direito à autodeterminação dos povos, ele desperta nacionalismos.

História - França
12/20/2018 2:42:23 PM
Formas diferentes de vida

Na busca de evidências de que a vida surgiu na Terra mais de uma vez, cientistas estão à procura de microorganismos radicalmente diferentes das formas de vida conhecidas e decifrar a origem da vida é um dos maiores problemas da ciência

Astronomia - Astrobiologia
12/19/2018 7:55:43 PM
Guerra civil espanhola, um campo de provas para Hitler

Nos primeiros dias do conflito espanhol, muitos mantêm a ilusão de “reviver Verdun”, a famosa batalha da Primeira Guerra Mundial. Entretanto, no decorrer dos combates, surgem novas estratégias e novos armamentos, que serão intensamente utilizados a partir de 1939.

História - Espanha
8/3/2018 3:10:18 PM
Os limites do império romano

Quase 2 mil anos atrás, essa era a linha que separava o Império Romano do resto do mundo. Ali na Alemanha, o montículo é o que resta de uma muralha que chegou a ter 3 metros de altura, estendendo-se por centenas de quilômetros e protegido pelo olhar vigilante de soldados romanos em torres de observação, remota e desolada, mil quilômetros ao norte de Roma. “Aqui, a muralha era rebocada e pintada”, afirma Hüssen. “Tudo era nítido e preciso. Os romanos tinham uma ideia clara de como deviam ser as coisas.”

História - Civilização Romana
8/1/2018 8:06:59 PM
Alfred Wallace, e a seleção natural de Darwin

Esse é um caso clássico na história da ciência: versa sobre como a biologia evolutiva veio a se estabelecer - a quase simultânea formulação da agora famosa teoria darwiniana, por obra do próprio Darwin e de um jovem adventício, Alfred Russel Wallace. Pouca gente hoje tem noção disso. Wallace, conhecido em seu tempo como o parceiro júnior de Darwin e por outras contribuições à ciência e ao pensamento social, caiu na obscuridade depois de sua morte, em 1913.

Ciências naturais - Evolução das Espécies
8/1/2018 7:52:24 PM
Visões de Marte

O planeta marte exerce tremenda força sobre a imaginação humana. O astro rubro foi visto como sinistro ou violento na Antiguidade. Os gregos o associaram a Ares, o deus da guerra; os babilônios o batizaram com o nome de Nergal, a divindade dos domínios subterrâneos. Para os antigos chineses, Marte era Ying-huo, o planeta de fogo.

Astronomia - Sistema Solar
7/30/2018 1:48:23 PM
Herodes, o visionário arquiteto da Terra Santa

Quase 13 quilometros ao sul de Jerusalém, onde as últimas oliveiras mirradas começam a se confundir com as extensões áridas do deserto da Judéia, ergue-se um morro, um cone íngreme de topo plano, parecido com um pequeno toilcão. Ali fica o Herodium, um dos grandiosos empreendimentos arquitetônicos de Herodes, o Grande, rei da Judéia.

História - Civilização Hebráica
7/23/2018 2:31:38 PM
Kepler e as elipses eternas

Se tivéssemos que eleger o cientista mais perfeccionista de todos os tempos, provavelmente Johannes Kepler (1571-1630) levaria fácilmente o título. O alemão era tão obcecado por números e medidas que chegou até a calcular, com precisão de minutos, o tempo da própria gestação. Graças à enorme habilidade matemática, desenvolveu as tabelas astronômicas mais precisas de sua época, e tornou-se um dos astrônomos mais respeitados da Alemanha.

Astronomia - História da ciência
6/28/2018 6:02:44 PM
Mitos e lendas da Idade média

Conhecida como Idade das trevas, o período que ficou oficialmente batizado como Idade Média é lembrado como uma série de perseguições religiosas, reinados poderosos, cavaleiros andantes e o total controle da Igreja Católica exercia sobre a vida de seus seguidores.

Mitologia - Mitologia judaico-cristã
6/28/2018 6:02:22 PM
Tróia, a guerra de homens e deuses

"Canta ó deusa, a cólera de Aquiles, filho de Peleu, cólera funesta, que causou inumeráveis dores aos Aqueus, precipitou no Hades almas de heróis sem conta, e os corpos lhes tornou em presa de cães e pássaros carniceiros: cumpria-se a vontade de Zeus, desde a contenda que separou o Átrida, rei de guerreiros, e o divino Aquiles (...)"

Mitologia - Mitologia Grega
6/22/2018 5:47:55 PM
Um dia em Roma

A vida cotidiana na Roma do tempo de Messalina é infernal. Reinam a desordem, o barulho, os desmoronamentos, os incêndios. Mas por nada no mundo os romanos deixam sua cidade.

História - Civilização Romana
6/22/2018 5:39:35 PM
Atenas, capital artística da Grécia

Mesmo se o desejasse, no terceiro quarto do século V a.e.c., Atenas não poderia pretender ser reconhecida como a capital política do mundo grego. Também não era a capital economica. Há, porém, um domínio no qual da pôde legitimamente ser considerada capital do mundo grego: o do pensamento e das boas-artes.

História - Civilização Grega
6/21/2018 9:20:16 PM
Música por todos os sentidos

A percepção da música na antiguidade era muito mais abrangente no uso dos sentidos e na proposta de harmonização entre homem e universo.

Psicologia - Psicologia social
6/21/2018 9:20:04 PM
Estados Unidos, o nascimento de uma nação

O que opõe o Norte industrial ao Sul agrícola é uma divergência mais de ordem econômica: o primeiro é protecionista, o segundo quer a liberdade de comércio. Não é, portanto, a questão do escravismo que pode explicar a origem das hostilidades e de um conflito que causará a morte de mais de 600 mil estadunidenses

História - Estados Unidos
5/1/2018 1:06:13 PM
Riso, um instinto vital

A capacidade de rir é uma das características mais prazerosas dos humanos. Sinal de superioridade para Platão, ou a distância mais curta entre dois corações, como consideram os apaixonados, esse instinto primordial e irresistível tem seus mistérios.

Psicologia - Neuropsicologia
5/1/2018 1:05:48 PM
Acordes na cabeça

Ouvir música não envolve só a audição, mas também experiências visuais, táteis e emocionais. cada pessoa processa sons musicais em regiões diferentes do cérebro.

Psicologia - Neuropsicologia
A value is required.
Redes sociais
O movimento se processa através de contrários...
Heráclito
Todas as citações
{+} de Heráclito
+
Por Seção
Astronomia
Ciências naturais
História
Mitologia
Psicologia
Por Tópicos
Artes
Biogênese
Biografia
Cotidiano
Força Militar
Política
Religião
Sistema límbico
Texto
Por autores
Andrew Curry
Annie Schnapp-Gourbeillon
Catherine Salles
David Quammen
Eckart O. Altenmüller
François Kersaudy
Jacques-Oliver Boudon
Jean Tulard
Jean-Jacques Maffre
João Ferreira
John Updike
Laurent Henninger
Paul Davies
Remy Bejaoui
Sérgio Pereira Couto
Tom Mueller
Ulrich Kraft
Yara Borges Caznok
Explore o templodeapolo.net
Templodeapolo
Mitologia
História
Psicologia
Astronomia
2018 - v.11.96
CONTATO
RECLAMAÇÕES DE DIREITOS
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SOBRE O TEMPLO
Templodeapolo.net desde 2007 - Todos os textos publicados e seus respectivos direitos são de resposabilidade de seus autores e editoras - Textos que não incluam a autoria não são propriedade do editor deste sítio. Para receber as referências nestes casos, clique no link respectivo e solicite autoria e referências. - O Templodeapolo.net não possui nenhuma finalidade comercial. Não há propaganda e esperamos continuar assim. A proposta do sítio é puramente acadêmica, consistindo na publicação de textos com temas variados, classificados e organizados contextualmente para facilitar as pesquisas e navegação. - Caso você seja autor de algum material publicado sem sua devida autorização, por favor entre em contato para remoção imediata. - O editor é formado em Administração de empresas pela Universo/RJ. Fez cursos de extesão de História e Antiguidade Clássica/Oriental. Atualmente (2018) é graduando em Psicologia/Licenciatura pela PUC Goiás. - Templodeapolo.net ® Todos os direitos reservados aos seus respectivos proprietários.